segunda-feira, 7 de maio de 2007

UMA LENDA DA AMAZONIA




Lenda do Açaí


Há muito tempo, quando ainda não existia a cidade de Belém, vivia neste local uma numerosa tribo indígena.
Nesta época os alimentos eram escassos e por este motivo o cacique tomou uma decisão muito cruel: resolveu que todas as crianças que nascessem a partir daquela data, seriam necessariamente sacrificadas, uma vez que não haveria alimentos suficiente para todos.
Entretanto, Iaça, filha do cacique, acidentalmente deu à luz a um menino o qual não foi poupado da cruel decisão de seu avô. A Índia chorava todas as noites com saudades de seu filhinho, até que em uma noite de lua cheia, o choro de uma criança a atraíu ao pé de uma esbelta palmeira. Lá seu filho a esperavade braços abertos. Radiante de alegria, Iaça correu para abraça-lo, mas quando o fez fortemente, a criança misteriosamente desapareceu! No dia seguinte, a moça foi encontrada morta, abraçada ao tronco da palmeira. Seu rosto ainda trazia um suave sorriso de felicidade e seus olhos negros fitavam o alto da palmeira que estava carregada de frutinhos escuros.
Então o cacique mandou que apanhassem os frutos e percebeu que dele se podia extrair um suco violáceo quando amassado, que passou a ser a principal fonte de alimento daquela tribo. Este achado fez com que o cacique suspendesse os sacrifícios e as crianças voltaram a nascer livremente, pois a alimentação não era mais problema naquela tribo. Em agradecimento a Tupã e em homenagem a sua filha, o cacique deu o nome de Açaí aos frutinhos encontrados na palmeira, que é justamente o nome de Iaça invertido.

Nenhum comentário: